Vocabulário

Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

www.fonologica.com.br/quem_somos.html


A importância do vocabulário

A importância do vocabulário é reconhecida por diversos estudiosos da linguagem. Para Stahl “expandir o vocabulário da criança é ensiná-la a pensar sobre o mundo”. Possuir um bom vocabulário nos ajuda a compreender melhor os outros, a sermos mais bem compreendidos e a melhor usufruirmos da riqueza de nossa língua.

Conhecer bem uma palavra envolve o aprofundamento de seu significado, a flexibilidade de seu uso, a habilidade em reconhecer sinônimos, em defini-la e em usá-la de maneira expressiva.

No ambiente escolar o conhecimento das palavras e a habilidade de usar a linguagem são essenciais:

· O conhecimento do vocabulário na Educação Infantil e no início da Educação Fundamental são importantes previsores da compreensão da leitura nos anos posteriores do Ensino Fundamental e Médio.

· A dificuldade com vocabulário tem grande influência na leitura de um texto.

· O vocabulário que usamos influencia significativamente no julgamento que os outros fazem a respeito de nossa competência.

· O ensino de vocabulário pode melhorar nossa compreensão na leitura.

· A falta de vocabulário pode ser um fator subjacente ao fracasso escolar de muitos estudantes.

Tipos de vocabulário

Cada um de nós possui quatro vocabulários:

· Palavras que entendemos quando as ouvimos

· Palavras que conseguimos ler

· Palavras que usamos em nossa fala

· Palavras que usamos em nossa escrita

Os quatro vocabulários se sobrepõem mas não são o mesmo, e a relação entre eles muda com o tempo.

O ensino do vocabulário

No ambiente educacional o ensino do vocabulário é importante para todos os estudantes – aqueles que apresentam um vocabulário restrito e que têm urgência em aprender novas palavras para progredirem nos estudos; os que possuem um conhecimento médio de palavras e que precisam ampliar seu vocabulário para se tornarem mais produtivos e bem sucedidos; e aqueles com um grande vocabulário que podem se tornar mais competentes a fim de alcançarem um nível ainda maior de sucesso acadêmico.

Modalidades no aprendizado de vocabulário

· Aprendizado de vocabulário oral básico

· Aprendizado de leitura de palavras conhecidas

· Aprendizado de novas palavras para conceitos conhecidos

· Aprendizado de novas palavras para novos conceitos

· Aprendizado de novos significados para palavras conhecidas

· Enriquecimento de significados para palavras conhecidas

· Emprego das palavras do vocabulário receptivo (ouvidas ou lidas) para o vocabulário expressivo (faladas ou escritas)

Vocabulário e Terapia Fonoaudiológica

A deficiência no conhecimento e no uso do vocabulário pode trazer grandes limitações sociais ao indivíduo.

É necessária uma intervenção mais específica quando a criança, o adolescente ou o adulto apresentam uma pobreza vocabular que compromete sua comunicação (oral e/ou escrita) e que não foi superada com a estimulação nos ambientes familiar e educacional.

O Fonoaudiólogo, por sua formação em Linguagem, é o profissional qualificado para avaliar e tratar o indivíduo que apresenta estas dificuldades -tanto no nível oral quanto escrito.

Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.

imagem: http://etc.usf.edu/clipart/

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  1. Bento Dodão

    Gostei do assunto tratado. Por isso, gostaria usufruir do vosso conhecimento.

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