Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

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“Palavras são essenciais na construção de conexões do pensamento no cérebro. Quanto mais experiências de linguagem a criança tiver – através de livros e de conversas com outras pessoas e não passivamente através da televisão – mais vantagens sociais, educacionais e em outras áreas ela obterá para o resto de sua vida” Mem Fox, Reading Magic

O que é a Linguagem Escrita?

É um sistema simbólico de comunicação, que normalmente surge na sequência do desenvolvimento da linguagem oral. A linguagem escrita é constituída de um nível receptivo (leitura) e um nível expressivo (escrita).

Como a criança aprende a ler e a escrever?

A leitura e a escrita são atividades complexas e se desenvolvem em três estágios:

-logográfico: a palavra é tratada como um todo e seu reconhecimento ocorre por meio de pistas contextuais (ex: formato e cor da palavra);

– alfabético: com a compreensão de que os sons representam e constituem a linguagem falada, a criança passa a utilizar uma estratégia fonológica em que há uma correspondência som-letra (fonema-grafema) para se ler e escrever;

– ortográfico: uso de sequências de letras e de padrões ortográficos que permitem o reconhecimento visual da palavra.

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