Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte
www.fonologica.com.br/quem_somos.html
“Palavras são essenciais na construção de conexões do pensamento no cérebro. Quanto mais experiências de linguagem a criança tiver – através de livros e de conversas com outras pessoas e não passivamente através da televisão – mais vantagens sociais, educacionais e em outras áreas ela obterá para o resto de sua vida” Mem Fox, Reading Magic
O que é a Linguagem Escrita?
É um sistema simbólico de comunicação, que normalmente surge na sequência do desenvolvimento da linguagem oral. A linguagem escrita é constituída de um nível receptivo (leitura) e um nível expressivo (escrita).
Como a criança aprende a ler e a escrever?
A leitura e a escrita são atividades complexas e se desenvolvem em três estágios:
-logográfico: a palavra é tratada como um todo e seu reconhecimento ocorre por meio de pistas contextuais (ex: formato e cor da palavra);
– alfabético: com a compreensão de que os sons representam e constituem a linguagem falada, a criança passa a utilizar uma estratégia fonológica em que há uma correspondência som-letra (fonema-grafema) para se ler e escrever;
– ortográfico: uso de sequências de letras e de padrões ortográficos que permitem o reconhecimento visual da palavra.
Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.
Deixe uma resposta