Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte
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Como se manifestam as dificuldades de Linguagem Escrita?
Estudos mais recentes consideram a linguagem escrita como parte de um continuum da linguagem oral e, as duas, como parte de um processo geral de linguagem. Portanto, aprender a ler e escrever depende de habilidades adequadas de processamento da fala.
As principais dificuldades de Linguagem Escrita estão:
Nos processos gerais de linguagem:
. habilidades verbais e semânticas deficientes;
. falhas no processamento auditivo e na consciência fonológica;
. conhecimento limitado do vocabulário;
. habilidades de processamento inferencial e integrativo pouco desenvolvidas.
Na leitura (recepção):
. déficits de decodificação gráfica;
. dificuldade de compreensão do conteúdo lido.
Na escrita (expressão):
. disortografias (problemas ortográficos de diversas naturezas) e disgrafias (dificuldades diversas no traçado das letras);
. dificuldades no discurso escrito (textos pobres de conteúdo e de coerência).
Como são tratadas as alterações da Linguagem Escrita?
O Fonoaudiólogo realiza, inicialmente, uma entrevista com a família (anamnese), a fim de obter todas as informações relevantes sobre a criança ou o adolescente que apresenta dificuldades. Em seguida, é feita uma cuidadosa e detalhada Avaliação de Linguagem com o objetivo de identificar potencialidades e deficiências do paciente.
Determinado o tipo de tratamento mais eficiente para as necessidades do paciente, dá-se início à Terapia Fonoaudiológica propriamente dita.
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