Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

www.fonologica.com.br/quem_somos.html

A Dislexia é uma condição de base neurológica, frequentemente hereditária, que resulta em transtornos nas habilidades de:

· leitura

· escrita

· soletração

Normalmente é acompanhada por dificuldades de:

· concentração

· memória de curto prazo

· organização

A Dislexia não é o resultado de rebaixamento intelectual, de alterações sensoriais, de pouca motivação para o aprendizado ou de problemas de escolarização.

Estudos que utilizam técnicas de neuroimagens do cérebro de crianças e de adultos disléxicos revelam uma baixa atividade cerebral no lobo temporal esquerdo em duas regiões que lidam com o gerenciamento da linguagem falada – informação fonológica – e com parte da rota visual. Estas observações dão suporte à teoria de um duplo déficit: fonológico e visual.

Assim sendo, o funcionamento cerebral da pessoa com dislexia se apresenta alterado: várias áreas-chave não são suficientemente ativadas aos níveis da análise visual (reconhecimento visual das palavras escritas) e do processamento fonológico (processo de conversão de grafemas – letras – em fonemas – sons das letras).

No leitor competente, as duas rotas – fonológica e visual – estão íntegras e podem ser disponibilizadas para a leitura, facilitando o reconhecimento preciso e rápido das palavras e a compreensão do conteúdo lido.

Incidência e gênero: a incidência da Dislexia na população em geral é estimada em 10%, com uma preponderância maior no sexo masculino.

Avaliação e diagnóstico: o diagnóstico da Dislexia é normalmente feito por uma equipe interdisciplinar (fonoaudiólogo, neurologista e psicólogo).

Intervenção: a terapia é voltada para as dificuldades e as necessidades específicas de cada indivíduo com Dislexia. Envolve, ainda, a orientação aos pais e à escola – importantes parceiros numa intervenção bem sucedida.

Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.