Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

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O que são Distúrbios de Aprendizagem

Os Distúrbios de Aprendizagem (DA) costumam ser diagnosticados na idade escolar e resultam de uma maneira diferente do cérebro receber, processar e lidar com determinadas tarefas e informações. O comprometimento no aprendizado não é o resultado direto de problemas intelectuais, sensoriais ou psicológicos que justifiquem essas dificuldades. As crianças com DA podem apresentar dificuldades em leitura, escrita, linguagem oral, raciocínio matemático, memorização e/ou organização da informação.

Apesar do DA ser uma dificuldade de base neurológica de natureza funcional, com uma intervenção e um suporte adequados, é possível que a criança tenha uma escolaridade e um futuro profissional bem sucedidos.

Alguns dados sobre os Distúrbios de Aprendizagem (DA)

▫ Em torno de 3 a 5% da população com dificuldades acadêmicas apresentam DA;

▫ As dificuldades com as habilidades de leitura e de linguagem são os problemas mais comuns dos DA;

▫ Os DA normalmente ocorrem dentro de uma mesma família;

Os DA não devem ser confundidos com outros distúrbios, tais como: retardo mental, autismo, surdez ou problemas comportamentais. Tampouco devem ser confundidos com falta de oportunidades educacionais (ensino deficiente, constantes mudanças de escolas etc.);

Os transtornos do déficit da atenção e hiperatividade (TDAH) e os Distúrbios de Aprendizagem (DA) podem ocorrer ao mesmo tempo, mas são desordens diferentes.

Distúrbios de Aprendizagem mais freqüentes

▫ Dislexia: um distúrbio de base lingüística em que há uma dificuldade em leitura (falhas no reconhecimento das palavras; falta de fluência; substituição, omissão e inversão de palavras; a compreensão pode estar comprometida).

▫ Disgrafia e/ou disortografia: dificuldade no traçado das letras e na organização espacial da escrita e/ou na escrita correta das letras das palavras.

▫ Discalculia: dificuldade nas habilidades matemáticas.

Alguns autores também incluem entre as DA:

Desordens no processamento auditivo ou visual – dificuldades em processar adequadamente as informações auditivas ou visuais que são recebidas pelo cérebro.

Dificuldades de linguagem não verbal – desordem neurológica no hemisfério cerebral direito que causa problemas com as funções visuo-espaciais, organizacionais, intuitivas e sociais.

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