Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte
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O desenvolvimento das habilidades fonológicas
O desenvolvimento fonológico refere-se ao processo pelo qual a criança adquire e usa os padrões sonoros de sua língua materna na comunicação.
O pré-requisito para a consciência fonológica são as habilidades básicas de escuta, a aquisição de um vocabulário de alguns milhares de palavras, a capacidade de imitar e produzir estruturas de frases básicas, e o uso da linguagem para expressar necessidades, reagir a outras pessoas, comentar sobre as próprias experiências e de entender os outros.
A habilidade fonológica se desenvolve em uma progressão previsível.
As habilidades básicas de escuta e a consciência lexical (consciência da palavra) são precursores essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica.
A Tabela 1 apresenta uma escala das habilidades fonológicas relativa às tarefas de consciência fonológica, da mais básica à mais avançada.
Tabela 1. Habilidades fonológicas, da mais básica à mais avançada
Habilidades Fonológicas |
Descrição |
Consciência lexical (consciência das palavras) |
Rastrear as palavras nas frases. Manipulação de palavras dentro das frases. Nota: Esta habilidade não é exatamente uma habilidade fonológica e sim uma habilidade semântica de linguagem (significado de base). |
Capacidade de resposta à rima e à aliteração, durante jogo de palavras |
Recitar palavras rimadas ou frases com aliteração de livros de histórias ou de poesias rimadas. |
Consciência silábica |
Contar, bater palmas, misturar sílabas, ou segmentar uma palavra em sílabas. |
Manipulação de rimas |
A capacidade de produzir uma palavra rimada depende da compreensão de que as palavras rimadas têm a mesma rima. Reconhecer uma rima é muito mais fácil do que produzir uma rima. |
Consciência fonêmica |
Identificar e combinar os sons iniciais das palavras, em seguida os sons finais e os mediais. (ex.: “Que figura começa com /s/?”; “Encontre outra figura que termine com /r/”). Segmentar e produzir o som inicial, depois o sons finais e mediais (ex.: “Com que som foca começa?”; “Diga o último som de sapato“; “Diga o som da vogal em sol“). Combinar os sons em palavras (ex.: “Escute: /p/ /a/ /i/. Diga a palavra que formam”). Segmentar os fonemas de palavras de dois ou três sons, passando para palavras de quatro e cinco sons (ex.: “Separe os sons de sapo“). Manipular os fonemas removendo, adicionando, ou substituindo sons (ex.: “Diga vela sem o /v/”). |
A Tabela 2 relaciona as idades específicas para a realização de tarefas típicas de consciência fonológica .
Tabela 2. Idade em que a grande maioria das crianças atingiu uma habilidade fonológica
Idade |
Habilidade |
Exemplos de atividades |
4 |
Imitar e brincar com rimas e aliterações |
pato, mato, gato |
5 |
Reconhecimento de rimas, qual palavra não combina |
“Quais as palavras que rimam: |
Reconhecimento de mudanças fonêmicas em palavras |
“Atirei o pau no mato. Isto não está certo!” |
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Bater palmas, contar sílabas |
chão (1 sílaba) |
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5½ |
Perceber e lembrar fonemas em uma série |
Mostrar sequências de fonemas com blocos coloridos: /s/ /s/ /f/; /z/ /ch/ /z/. |
Síntese silábica |
“Qual é a palavra?” |
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Produzir uma rima |
“Fale uma palavra que rime com carro.” (barro) |
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Combinar sons iniciais; isolar um som inicial |
“Diga o primeiro som de rede (/r/); meia (/m/); fita (/f/).” |
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6 |
Supressão de palavras compostas |
“Diga guarda-chuva. Fale novamente, mas não fale guarda.” |
Supressão silábica |
“Diga sapato. Fale novamente, mas não fale sa.” |
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Síntese fonêmica Combinar de dois a três fonemas |
“Junte esses sons:” /p/ /Ɛ/ (pé) |
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Segmentação fonêmica de palavras monossílabas de dois ou três fonemas |
“Diga a palavra enquanto movimenta uma ficha para cada som.” |
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6½ |
Segmentação fonêmica de palavras que tem até três ou quatro fonemas |
“Diga a palavra devagar enquanto bate palmas para cada som.” |
Manipulação fonêmica para construir novas palavras monossílabas |
“Mude o som /v/ em vai para /p/. |
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7 |
Supressão fonêmica (posições inicial e final) |
“Diga belo. Diga novamente sem o /b/.” |
8 |
Supressão fonêmica (posição inicial, inclui sílabas complexas) |
“Diga frio. Diga novamente sem o /f/.” |
9 |
Supressão fonêmica (posição medial e final em posição de sílaba complexa) |
“Diga flor. Diga novamente sem o /l/.” “Diga mar. Diga novamente sem o /r/.” |
Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.
Referência: http://www.readingrockets.org/article/28759
Imagem: http://etc.usf.edu/clipart/
Raquel
Muito bom, continue com estas ilustrações que são muito educativas.
heliane valle
Oi! Lilian
Foi muito útíl esses textos e também as atividades ,com eles pude revisar e vou poder orientar alguns professores da minha cidade.Só fiquei triste de não conseguir a copia da face para a gravação devido o computador não aceitar ,não reconhecendo o fornecedor.
Vou continuar estudando nos outros textos .Até logo.
Adriana
Parabéns pelas ilustrações.
Erondina Kniess
Adorei, pois necessitamos retomar os conceitos e regras de nossa língua para poder ensinar melhor nossos alunos.
claudia rodrigues
Ótimo trabalho. Como professora alfabetizadora, ajudou- me muito
THAYLA
Parabéns seu trabalho é maravilhoso, a fonoaudiologia só tem a ganhar com seus compartilhamentos!