O desenvolvimento das habilidades fonológicas

Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

www.fonologica.com.br/quem_somos.html

O desenvolvimento das habilidades fonológicas

O desenvolvimento fonológico refere-se ao processo pelo qual a criança adquire e usa os padrões sonoros de sua língua materna na comunicação.

O pré-requisito para a consciência fonológica são as habilidades básicas de escuta, a aquisição de um vocabulário de alguns milhares de palavras, a capacidade de imitar e produzir estruturas de frases básicas, e o uso da linguagem para expressar necessidades, reagir a outras pessoas, comentar sobre as próprias experiências e de entender os outros.

A habilidade fonológica se desenvolve em uma progressão previsível.

As habilidades básicas de escuta e a consciência lexical (consciência da palavra) são precursores essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica.

A Tabela 1 apresenta uma escala das habilidades fonológicas relativa às tarefas de consciência fonológica, da mais básica à mais avançada.


Tabela 1. Habilidades fonológicas, da mais básica à mais avançada

Habilidades Fonológicas

Descrição

Consciência lexical

(consciência das palavras)

Rastrear as palavras nas frases. Manipulação de palavras dentro das frases.

Nota: Esta habilidade não é exatamente uma habilidade fonológica e sim uma habilidade semântica de linguagem (significado de base).

Capacidade de resposta à rima e à aliteração, durante jogo de palavras

Recitar palavras rimadas ou frases com aliteração de livros de histórias ou de poesias rimadas.

Consciência silábica

Contar, bater palmas, misturar sílabas, ou segmentar uma palavra em sílabas.

Manipulação de rimas

A capacidade de produzir uma palavra rimada depende da compreensão de que as palavras rimadas têm a mesma rima.

Reconhecer uma rima é muito mais fácil do que produzir uma rima.

Consciência fonêmica

Identificar e combinar os sons iniciais das palavras, em seguida os sons finais e os mediais. (ex.: “Que figura começa com /s/?”; “Encontre outra figura que termine com /r/”).

Segmentar e produzir o som inicial, depois o sons finais e mediais (ex.: “Com que som foca começa?”; “Diga o último som de sapato“; “Diga o som da vogal em sol“).

Combinar os sons em palavras (ex.: “Escute: /p/ /a/ /i/. Diga a palavra que formam”).

Segmentar os fonemas de palavras de dois ou três sons, passando para palavras de quatro e cinco sons (ex.: “Separe os sons de sapo“).

Manipular os fonemas removendo, adicionando, ou substituindo sons (ex.: “Diga vela sem o /v/”).

A Tabela 2 relaciona as idades específicas para a realização de tarefas típicas de consciência fonológica .

Tabela 2. Idade em que a grande maioria das crianças atingiu uma habilidade fonológica

Idade

Habilidade

Exemplos de atividades

4

Imitar e brincar com rimas e aliterações

pato, mato, gato
“O rato roeu a roupa do rei de Roma.”

5

Reconhecimento de rimas, qual palavra não combina

“Quais as palavras que rimam:
escada, chapéu, tomada?”

Reconhecimento de mudanças fonêmicas em palavras

Atirei o pau no mato. Isto não está certo!”

Bater palmas, contar sílabas

chão (1 sílaba)
jantar (2 sílabas)
mel (1 sílaba)
sabonete (4 sílabas)

Perceber e lembrar fonemas em uma série

Mostrar sequências de fonemas com blocos coloridos: /s/ /s/ /f/; /z/ /ch/ /z/.

Síntese silábica

“Qual é a palavra?”
p-ato
b-ola
m-edo

Produzir uma rima

“Fale uma palavra que rime com carro.” (barro)

Combinar sons iniciais; isolar um som inicial

“Diga o primeiro som de rede (/r/); meia (/m/); fita (/f/).”

6

Supressão de palavras compostas

“Diga guarda-chuva. Fale novamente, mas não fale guarda.”

Supressão silábica

“Diga sapato. Fale novamente, mas não fale sa.”

Síntese fonêmica

Combinar de dois a três fonemas

“Junte esses sons:”

/p/ /Ɛ/ ()
/l/ /u/ /a/ (lua)
/m/ /e/ /w/ (meu)

Segmentação fonêmica de palavras monossílabas de dois ou três fonemas

“Diga a palavra enquanto movimenta uma ficha para cada som.”
d-a
m-
eu
l-
ua

Segmentação fonêmica de palavras que tem até três ou quatro fonemas

“Diga a palavra devagar enquanto bate palmas para cada som.”
m-a-l-a
gat-o
r-o-d-a

Manipulação fonêmica para construir novas palavras monossílabas

“Mude o som /v/ em vai para /p/.
Mude o som /e/ em
meu para /a/.”

7

Supressão fonêmica (posições inicial e final)

“Diga belo. Diga novamente sem o /b/.”
“Diga bola. Diga novamente sem o /l/.”

8

Supressão fonêmica (posição inicial, inclui sílabas complexas)

“Diga frio. Diga novamente sem o /f/.”

9

Supressão fonêmica (posição medial e final em posição de sílaba complexa)

“Diga flor. Diga novamente sem o /l/.” “Diga mar. Diga novamente sem o /r/.”

Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.

Referência: http://www.readingrockets.org/article/28759

Imagem: http://etc.usf.edu/clipart/

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  1. Raquel

    Muito bom, continue com estas ilustrações que são muito educativas.

  2. heliane valle

    Oi! Lilian
    Foi muito útíl esses textos e também as atividades ,com eles pude revisar e vou poder orientar alguns professores da minha cidade.Só fiquei triste de não conseguir a copia da face para a gravação devido o computador não aceitar ,não reconhecendo o fornecedor.
    Vou continuar estudando nos outros textos .Até logo.

  3. Adriana

    Parabéns pelas ilustrações.

  4. Erondina Kniess

    Adorei, pois necessitamos retomar os conceitos e regras de nossa língua para poder ensinar melhor nossos alunos.

  5. claudia rodrigues

    Ótimo trabalho. Como professora alfabetizadora, ajudou- me muito

  6. THAYLA

    Parabéns seu trabalho é maravilhoso, a fonoaudiologia só tem a ganhar com seus compartilhamentos!

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