Estratégias e Habilidades de Leitura

Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

www.fonologica.com.br/quem_somos.html

Leitura – Estratégias e habilidades de compreensão podem
ser ensinadas

· Previsão – ativação de conhecimento prévio,
predizer e estabelecer um propósito;

· Auto-questionamento – gerar perguntar para
guiar a leitura;

· Fazer conexões – relacionar a leitura à sua
própria experiência e a outros textos lidos;

· Visualizar – criar imagens mentais durante
a leitura;

· Saber como as palavras funcionam –
compreensão de palavras através do desenvolvimento de vocabulário estratégico (incluindo
o uso de pistas fonológicas, sintáticas e semânticas para descobrir o
significado de palavras desconhecidas);

· Monitoramento através de perguntas:
“Será que isto faz sentido?” e esclarecimento através da adaptação de processos
estratégicos para acomodar a resposta;

· Resumir – sintetizar as idéias importantes;

· Avaliar – fazer julgamentos.

Fazer perguntas: uma habilidade que ajuda as estratégias de compreensão

· Previsão:

Exemplo em textos narrativos – Do que se trata esta história? O que pode acontecer na história?

Exemplo em textos expositivos – O que eu já sei sobre este assunto?

· Auto-questionamento:

Exemplo em textos narrativos – Por que o personagem está se comportando desta maneira?

Exemplo em textos expositivos – Por que estes eventos aconteceram desta maneira?

· Fazer conexões:

Exemplo em textos narrativos – Será que esta história trata de um assunto parecido com um livro que li recentemente?

Exemplo em textos expositivos – De que maneira este texto se relaciona com o filme que assisti sobre este assunto?

· Visualizar:

Exemplo em textos narrativos – A imagem que estou criando em minha mente sobre o personagem principal é boa?

Exemplo em textos expositivos – Como se parece o lugar onde os eventos acontecem?

· Saber como as palavras funcionam:

Exemplo em textos narrativos – Esta palavra faz sentido nesta oração?

Exemplo em textos expositivos – Que pistas o texto oferece para eu compreender melhor o significado desta palavra?

· Monitoramento através de perguntas:

Exemplo em textos narrativos – Aquilo que estou lendo faz sentido ou preciso de mais esclarecimentos?

Exemplo em textos expositivos – Como posso descobrir mais informações sobre este assunto?

· Resumir:

Exemplo em textos narrativos – O que aconteceu até agora?

Exemplo em textos expositivos – Qual a informação mais importante do texto?

· Avaliar:

Exemplo em textos narrativos – Esta história correspondeu às minhas expectativas?

Exemplo em textos expositivos – O texto me ajudou a compreender melhor este assunto?

Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.

Referências: Guided Comprehension: A Teaching Model for Grades 3–8 © 2002 International Reading Association.

imagem: http://etc.usf.edu/clipart/

Anteriores

O desenvolvimento das habilidades fonológicas

Próximo

Atividade para terapia – grupo /r/

  1. Eu faço tudo isso que estão explicando, fiquei impressiona, ninguém nunca me ensinou, sempre procurei algumas estrategias para aprender as coisas… Muito legal!

  2. Rosilene dos Santos

    todas as outras pesquisas que fiz..eu procurava saber como deveria ser desde o inicio e nao encontrava..era mais respostas para auto-ajuda..para quem já tinha a dificuldade..e poder ver como é que tenque ser o proscesso real me deu uma boa dicssão de como detectar o problema..como percebe-lo..adorei ..aprendi muito!!

Deixe uma resposta