Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte
www.fonologica.com.br/quem_somos.html
Linguagem Oral e Escrita – influência de uma boa formação pré-escolar
Segundo pesquisas realizadas pelo Vanderbilt University’s Peabody College o uso de linguagem e vocabulário sofisticado pelos professores de educação infantil, combinado com um apoio ao letramento em casa, podem prever o nível de compreensão em leitura de alunos do quarto ano do ensino fundamental.
Estes estudos apontam fortes evidências da relação entre um apoio precoce à linguagem e as habilidades posteriores em linguagem e leitura.
O papel dos adultos no suporte à linguagem e aos desafios vivenciados pelos pré-escolares é fundamental para um desenvolvimento mais acelerado nas habilidades de linguagem destas crianças.
Neste sentido, qualificar e instrumentalizar os professores de educação infantil pode trazer ganhos expressivos na construção de melhores habilidades de linguagem aos seus alunos.
Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.
Referência:
Vanderbilt University (2011, August 19). Robust preschool experience offers lasting effects on language and literacy. ScienceDaily. Retrieved August 23, 2011, from http://www.sciencedaily.com/releases/2011/08/110818142746.htm
imagem: http://etc.usf.edu/clipart/
Deixe uma resposta