Autoria do texto: Lilian Kotujansky Forte

www.fonologica.com.br/quem_somos.html

Compreensão de fala em sala de aula ruidosa

 

A transmissão precisa da informação oral em sala de aula é um fator crítico para o êxito acadêmico tanto do aluno com audição normal, como para o aluno com dificuldades de audição (seja por perda auditiva como por alterações no processamento auditivo).

As variáveis acústicas que podem influenciar a percepção adequada da fala são principalmente o ruído, a reverberação e a distância.

Pode ser necessário um esforço considerável para compreender a fala em situações de comunicação adversas, em especial para o ouvinte com dificuldades auditivas.

 

Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, pesquisaram o desempenho de crianças de 9 a 11 anos em duas tarefas auditivas, inicialmente isoladas e depois combinadas:

– percepção de fala (ouvir e recordar palavras monossílabas) com aumento gradual de ruído e

– recordar uma sequência de cinco dígitos.

Na tarefa combinada, após a apresentação dos dígitos, uma série de cinco palavras foi apresentada e a criança repetiu cada palavra assim como no teste isolado de percepção de fala. Após as cinco palavras, os participantes foram solicitados a repetir os dígitos apresentados.

 

Resultados:

Nas atividades isoladas, o desempenho no teste de percepção de fala foi piorando conforme o ruído aumentava, porém houve pouca interferência do ruído no teste de recordação da sequência de dígitos.

 

Quando as tarefas foram combinadas, o desempenho na tarefa de percepção de fala foi piorando conforme o ruído de fundo aumentava, como no teste isolado. O teste de recordação de dígitos, neste caso, também foi afetado pela interferência do ruído e o seu desempenho foi piorando conforme o ruído de fundo aumentava.

 

Conclusão:

Este estudo demonstrou que, embora as crianças conseguissem realizar os dois testes combinadamente, foi necessário um grande esforço conforme o ruído de fundo aumentava (o que se refletiu no baixo desempenho no segundo teste de recordação de dígitos).

O ruído de fundo utilizado nesta pesquisa foi comparável aos ambientes típicos de uma sala de aula.

 

Este estudo demonstra a interferência do nível de ruído em sala de aula no desempenho dos alunos e a importância de se pensar em ambientes escolares acusticamente favoráveis à aprendizagem.

Atenção: Os documentos eletrônicos aqui publicados são propriedade intelectual de Lilian Kotujansky Forte e de Cecília Schapiro Bursztyn ou de outros contribuintes individuais para o site. Você pode se referir às informações e citações dos artigos deste site, desde que inclua as referências e o link que permitam ao leitor de seu artigo localizar a obra original aqui.

 

Referência:

Howard C., Plack C. e Munro K. Effect of background noise on listening effort in normal hearing 9-11 year olds” em http://www.soundfield.info/pdfs/posternovember-theone.pdf

Imagem:

http://office.microsoft.com/pt-pt/images/